AGQ Brasil | Autonomia, criatividade e outros fatores potencializados pela ISO 9001
18196
post-template-default,single,single-post,postid-18196,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Autonomia, criatividade e outros fatores potencializados pela ISO 9001

Autonomia, criatividade e outros fatores potencializados pela ISO 9001

Ao implantar e manter um Sistema de Gestão, a organização pode contribuir para melhorias que vão muito além do óbvio. Aumento da autonomia das equipes e estímulo à criatividade no ambiente corporativo são alguns exemplos. Saiba mais.

Muito se fala sobre produtividade, organização e lucratividade como alguns dos principais benefícios decorrentes da obtenção de uma certificação como a ISO 9001, por exemplo. Essa percepção está correta.

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade promove o que pode ser descrito como um efeito positivo em cadeia na organização: os processos são aprimorados no nível mais elevado possível, seguindo padrões internacionais; isso repercute em produtos e serviços com qualidade acima da média e, consequentemente, na obtenção de maior lucro, mais reconhecimento de mercado, credibilidade institucional etc.

Porém, há muitos outros benefícios envolvidos na obtenção de um selo de tamanha relevância como a ISO 9001. Conheça alguns exemplos e, caso precise de apoio para iniciar o processo de certificação em sua empresa, conte com a AGQ Brasil.

 

Autonomia, autogestão e produtividade.

Um dos principais desafios de gestores em todos os segmentos econômicos é a gestão de pessoas. Não importa a localidade ou o porte da organização, construir, gerenciar e aprimorar o desempenho de times é uma tarefa complexa. Em grandes figuras de liderança, um dos fatores que se destaca é a capacidade de delegar tarefas e garantir que os responsáveis possuam a autonomia necessária para executá-las como esperado.

Neste sentido, a implementação de um SGQ pode contribuir efetivamente para que os profissionais desenvolvam tais habilidades, com o suporte de seus gestores. Devido à presença de processos internos bem estruturados, a tendência é de que cada colaborador receba mais liberdade para lidar com as demandas e o faça de maneira mais produtiva, visto que há recursos disponíveis para monitoramento, análise e melhoria contínua, sem dependência exacerbada das lideranças.

 

Criatividade e inovação em todos os setores da organização

Certificações são formas de engessar a rotina de trabalho com padrões rígidos e excesso de regras? Pelo contrário. Quando o processo é realizado da maneira correta, levando em consideração as peculiaridades da organização, o impacto de um Sistema de Gestão da Qualidade é justamente o oposto.

Os processos podem ser vistos como um alicerce a partir do qual novas ideias podem surgir, se transformando em projetos inovadores e iniciativas com potencial para revolucionar produtos, serviços, modelos de negócios, interações internas e externas, entre outras possibilidades.

 

Clima organizacional: tudo fica melhor num ambiente de trabalho organizado

Um benefício bônus, decorrentes dos fatores citados anteriormente, é a melhoria do clima organizacional. Com maior autonomia para realizar seu trabalho, além dos estímulos constantes para criatividade e inovação, os profissionais geralmente se tornam mais engajados, motivados e, assim, o ambiente profissional melhora significativamente.

Estes e outros benefícios positivos decorrentes da implantação de um SGQ evidenciam que vale a pena investir na ISO 9001 agora mesmo. Conte com a gente!

 

Leia também:

No Comments

Post A Comment