AGQ Brasil | A relação entre a NBR 15575 e o modelo de trabalho home office
18344
post-template-default,single,single-post,postid-18344,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

A relação entre a NBR 15575 e o modelo de trabalho home office

A relação entre a NBR 15575 e o modelo de trabalho home office

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais é essencial para a construção civil e pode desempenhar um importante papel para novos empreendimentos residenciais.

 

Qualidade, desempenho e assertividade são características importantes em todos os setores, mas na construção civil estes termos se destacam. Ao construir um NOVO empreendimento, é preciso garantir que os materiais e processos utilizados sejam os melhores possíveis, de acordo com a realidade do público alvo e com os objetivos da organização; é necessário otimizar recursos para obter melhores resultados e, é claro, entregar produtos que satisfaçam os consumidores, gerem lucro e contribuam para a credibilidade e para o crescimento sustentável da marca.

 

Existem inúmeras técnicas, metodologias, ferramentas e outras possibilidades capazes de auxiliar as organizações neste sentido, e a ABNT NBR 15575 é uma delas. Popularmente chamada de Norma de Desempenho, a NBR 15575 estabelece critérios objetivos de desempenho e métodos de avaliação para os sistemas construtivos brasileiros, com o intuito de verificar o atendimento aos requisitos definidos. Em outras palavras, esta norma estabelece o conforto mínimo que uma casa ou apartamento deve ter.

 

A pergunta central para o artigo de hoje é: qual a relação entre a NBR 15575 e o modelo de trabalho home office, que cresceu exponencialmente nos últimos anos e deve se tornar a realidade de milhares de profissionais daqui pra frente?

 

A ascensão do trabalho remoto trouxe novos desafios para organizações, profissionais, e também para setores inteiros, como é o caso da construção civil.  Foto: Pexels / reprodução

 

Home office: de tendência à realidade

 

O trabalho remoto não é um formato assim tão novo. Muitos profissionais, sobretudo atuantes na chamada economia criativa (publicidade, design, arquitetura, artes visuais etc.) e no segmento de tecnologia da informação, já trabalhavam no modelo home office bem antes da pandemia de Covid-19 transformar a exceção em regra.

 

No entanto, é inegável que as transformações ocorridas a nível global em 2020 e 2021 afetarão o futuro do trabalho e também o seu presente. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), 11% dos trabalhadores fizeram home office ao longo de 2020, e pesquisas indicam que muitas empresas devem adotar o trabalho remoto em definitivo. O que era tendência já é uma realidade que deve se consolidar cada vez mais.

 

 O papel da construção civil no futuro do trabalho

 

Diante deste cenário, é possível perceber mudanças nas demandas de mercado para as residências atuais. Quartos mais amplos têm atraído a preferência do público, devido à possibilidade de estabelecer escritórios em casa. Espaços externos como quintais e varandas também se destacam como uma alternativa para separar trabalho e lazer no ambiente domiciliar. Além disso, detalhes como isolamento acústico e disponibilidade de lazer condominial são diferenciais que podem pesar na hora de adquirir imóveis, quando um ou mais membros da família trabalham em casa.

 

Neste sentido, a ABNT NBR 15575 faz-se mais necessária do que nunca, especialmente para organizações que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento de novos empreendimentos, sejam fabricantes, projetistas ou construtores. Na medida em que aborda os níveis de segurança, conforto e sustentabilidade para cada um dos sistemas que compõem um edifício (estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações), a Norma Desempenho auxilia as organizações e preza pela satisfação do consumidor, contribuindo para a qualidade dos produtos, dos processos e do setor, de modo geral.

 

Se você precisa adequar ou implementar a Norma de Desempenho ao seu empreendimento, conheça os produtos disponibilizados pela AGQ Brasil para atender aos requisitos da NBR 15575.

 

Leia também: