O capital humano é um dos recursos mais importantes para que as organizações promovam a melhoria contínua em seus processos, produtos e serviços.
Gestão é uma palavra de ordem em toda e qualquer organização que deseja se manter relevante. O conceito se aplica a diferentes aspectos corporativos, dentre eles as pessoas e processos. Gerir equipes é um desafio constante para lideranças em todo o planeta, dado a complexidade das relações humanas e a rapidez com que os mercados têm mudado. Da mesma forma, gerenciar projetos de maneira eficaz pode ser o aspecto que vai definir o sucesso ou fracasso de uma organização a longo prazo.
Diante desse cenário, é fundamental aliar as estratégias associadas à gestão de pessoas e processos, na medida em que um aspecto está diretamente relacionado ao outro. Neste artigo, você vai entender a relação entre gestão de pessoas e gestão de processos, e como aprimorar as ações neste sentido em sua organização.
A relação entre gestão de pessoas e gestão de processos
Embora algumas organizações negligenciem este fato, gerir pessoas e gerir processos são dois aspectos intimamente relacionados. Por um lado, investir no capital humano disponível é um dos, senão o mais importante fator crítico de sucesso para os resultados corporativos almejados. Afinal, são as pessoas que compõem uma organização, e a tendência é que quanto mais motivados e engajados estejam os times, melhores serão os resultados obtidos, as metas e objetivos alcançados e/ou superados.
Da mesma forma, a gestão de processos é essencial para manter a organização de fluxos e demandas internas, a boa relação com diferentes públicos de interesse da organização e, consequentemente, a alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Isso ocorre porque é a melhoria dos processos que gera resultados assertivos e eficientes, daí a importância de investir em um Sistema de Gestão da Qualidade.
Em síntese, a relação entre a gestão de pessoas e a gestão de processos reside no fato de que equipes bem geridas em um ambiente com pouca estrutura processual têm seu potencial reduzido e seu desempenho negativamente afetado. Enquanto isso, processos bem planejados sem profissionais com altos níveis de engajamento e qualificação têm seu impacto final afetado na etapa de execução. O equilíbrio entre ambos é a receita do sucesso.
Como aprimorar a gestão de pessoas e processos em sua organização
Existem inúmeras iniciativas que podem ser desenvolvidas nos ambientes corporativos para que a gestão de pessoas e processos reflita, na prática, a abordagem de melhoria contínua. A aderência de cada ação depende do perfil organizacional, do tamanho das equipes, do segmento e porte da empresa, dentre outros fatores. Porém, uma ação generalista que se aplica a todo e qualquer contexto com a certeza de melhoria de resultados é a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.
A ISO 9001 não é tão famosa por acaso: por meio do atendimento a seus requisitos, a organização pode construir e manter uma estrutura consistente, porém versátil no que tange à gestão de processos, com foco constante em qualidade. Este alicerce é extremamente positivo para que a gestão de pessoas também seja realizada de forma efetiva. Para saber mais sobre os benefícios do selo, fale com a equipe AGQ Brasil.
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