Para se consolidar no mercado, as empresas precisam sempre evoluir para obterem melhores resultados. A melhoria contínua dos processos é uma prática essencial para o crescimento cada vez mais eficiente das organizações.
A melhoria contínua é um dos pilares da Gestão da Qualidade e da Norma ISO 9001. Não basta conseguir a certificação uma vez e simplesmente repetir tudo que deu certo para sempre. O SGQ deve ser aperfeiçoado, deve amadurecer com o tempo e fazer parte de toda a organização que deseja ter avanços na questão de competitividade e inovação.
O que é e quais os benefícios da melhoria contínua para as empresas?
Melhoria contínua pode ser definida como uma técnica de gestão de processos de negócios que busca continuamente identificar falhas e aprimorar processos.
Essa técnica permite que as empresas descubram problemas e gargalos em seus processos e encontrem maneiras de corrigi-los, melhorando a qualidade de produtos e serviços oferecidos.
Dessa maneira a empresa deixa de apenas executar processos de forma automática, e realiza as atividades com a preocupação de revisar as ações, mensurar os resultados e redefinir ações quando necessário.
Para alcançar os resultados pretendidos, a melhoria contínua compreende três pilares:
- Continuidade – É preciso constantemente traçar metas, cumpri-las, identificar pontos de melhoria e implementar um plano de ação.
- Cultura – Só alcançam resultados as empresas que abraçam o conceito da melhoria contínua em todos os setores. A cultura organizacional tem que estar no DNA da empresa.
- Benefícios para todos – Melhoria contínua tem que beneficiar todos os setores, já que os processos são interligados.
Aplicar a melhoria contínua traz muitos benefícios para as organizações. Alguns exemplos são:
- Simplificar fluxos de trabalho;
- Aumentar a produtividade.
- Reduzir custos e desperdícios;
- Diminuir a chance de erros;
- Melhorar processos de negócio;
- Ajuda a melhorar a experiência do cliente.
A Norma ISO 9001 pretende que este ciclo seja alimentado. Quanto melhor o sistema de gestão da qualidade, melhor conhecimento da organização. Quanto melhor conhecemos a organização, melhor o sistema de gestão da qualidade.
Usando as ferramentas e metodologias adequadas, a empresa consegue obter em curto e médio prazo maior engajamento dos colaboradores, melhor atendimento ao cliente, redução de erros e desperdícios.
Empresas que possuem um sistema de gestão de qualidade em funcionamento, certamente sairão na frente da concorrência. Saiba mais sobre a ISO 9001 com a AGQ Brasil e conte com a gente para iniciar o processo de certificação da sua empresa.