As práticas de sustentabilidade se popularizaram entre muitas organizações, mas, a gestão de resíduos continua sendo um desafio.
A grande preocupação está no que diz respeito à destinação desses resíduos. Dependendo da forma como são descartados, podem gerar graves impactos ambientais, como a contaminação do solo, da água e do ar.
Para entender melhor sobre a necessidade de administrar os resíduos sólidos e o descarte correto de materiais, acompanhe a leitura até final!
O que é a gestão de resíduos?
Fazer gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas a dar a destinação correta para o que é descartado pela empresa, entre elas estão:
- Coleta;
- Armazenamento;
- Transporte;
- Tratamento;
- Destinação final.
A gestão de resíduos envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise dos rejeitos gerados por cada processo, a classificação e quantificação dos mesmos, o armazenamento e identificação, e então a destinação.
Além disso, uma gestão eficiente precisa garantir ao máximo o reaproveitamento e a reciclagem, bem como reduzir a produção dos rejeitos – que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para serem reciclados.
Quais as vantagens de fazer essa gestão?
São inúmeras as vantagens de administrar corretamente o descarte dos resíduos, dentre elas podemos citar:
- A formação de uma imagem positiva da organização, pois os consumidores se sentem mais responsáveis e seguros ao consumir produtos de uma empresa tem preocupação com o meio ambiente;
- A redução de custos, já que a reciclagem e a reutilização são ótimas formas de, minimizar despesas e gerar renda extra com os resíduos;
- A redução dos desperdícios, afinal, políticas ambientaise de tratamento de resíduos garantem um melhor aproveitamento das matérias-primas.
- O ganho ambiental. Com uma gestão responsável é possível reduzir as agressões ao meio ambiente, realizando as destinações adequadas.
Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.
A norma ISO 14001 define os parâmetros para a implementação de um sistema de gestão ambiental e busca auxiliar organizações com as responsabilidades ambientais nos processos internos, sem desconsiderar a obtenção de lucro e de expansão dos negócios.
Além disso, ajuda empresas de todos os tamanhos em todos os segmentos a tornarem suas operações mais sustentáveis, melhorando a reputação da marca.
A gestão de resíduos é uma ação positiva, que deve ser implementada com o auxilio de empresas especializadas para evitar impactos danosos ao meio ambiente.
Além de atender à legislação vigente e garantir o atendimento a normas e princípios sustentáveis, as organizações precisam, cada vez mais, zelar pelo futuro do planeta.
Portanto, se sua organização necessita de suporte para elaboração, monitoramento e supervisão ambiental, ou ainda para o desenvolvimento de projetos e programas específicos, conte com o suporte de especialistas. A AGQ Brasil possui metodologia consolidada e mais de uma década de experiência em auxiliar negócios e pessoas a irem mais longe, com mais qualidade e melhor desempenho. Saiba mais sobre nós.
TAGS:
#AGQ, #gestaoambiental,
#ecologia, #impactoambiental,
#sustentabilidade, #gestaoderesiduos,