AGQ Brasil | Gestão do Desempenho de Projetos (NBR 16735) e o Desempenho das Edificações Habitacionais (NBR 15575)
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
3225
post-template-default,single,single-post,postid-3225,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Gestão do Desempenho de Projetos (NBR 16735) e o Desempenho das Edificações Habitacionais (NBR 15575)

Gestão do Desempenho de Projetos (NBR 16735) e o Desempenho das Edificações Habitacionais (NBR 15575)

Você já deve ter percebido que o gerenciamento de projetos é um tema que tem despertado o interesse de muitos profissionais em diversos ramos de atuação. Desde a década de 60 o projeto deixou de ser tratado como um produto aleatório e passou a ser entendido como um processo, onde as informações de entradas, as etapas de desenvolvimento e as saídas requeridas precisam ser bem planejadas. 

Recentemente, no final do mês de março desse ano, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 16735 que discorre sobre a gestão do desempenho de projetos. Trata-se de uma norma que não foca no estabelece de requisitos, pois seu objetivo principal é orientar os gerentes de projetos na gestão do desempenho de projetos, assim como na competência dos responsáveis pelo planejamento e execução. 

Embora não haja uma relação direta da NBR 16735 com a NBR 15575, e apesar de no primeiro momento parecer que a Norma de Gestão do Desempenho de Projetos foi elaborada em função da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, há uma grande interrelação entre ambas, principalmente quando entramos no âmbito da produção habitacional no Brasil. 

 

A NBR 16735 se aplica a quais segmentos?

A NBR 16735 é voltada a organizações públicas ou privadas, de qualquer tipo, segmento, porte ou setor que queiram implementar processos de gestão para o desempenho de projetos, independentemente de sua complexidade, tamanho ou duração, em diferentes condições geográficas, culturais e sociais. A norma também fornece orientações para as equipes, gerentes e auditores de projetos.  

Sua aplicabilidade inclui projetos de qualquer natureza e de diversas áreas, como meio ambiente, energia, segurança, sustentabilidade, fomento, engenharias, obras, tecnologia da informação, entre outros. 

 

Quais os principais pontos abordados pela NBR 16735?

 Dentre os diferentes assuntos abordados, a Norma descreve alguns aspectos que podem te ajudar a entender a natureza essencial da gestão do desempenho de projetos. A NBR 16735 estabelece as perspectivas do desempenho de projetos, fornece orientações gerais e específicas escopo do projeto, sugere técnicas, processos de medição e indicadores que visam facilitar seu gerenciamento. 

O planejamento, a realização e a avaliação de desempenho para diferentes tipos de projetos dentro de uma mesma organização, seja qual for o sistema de gestão utilizado pela empresa, também são assuntos destacados com o intuito de nortear a concepção dos projetos. 

Orientações relacionadas a custos, prazos, qualidade, riscos e benefícios do projeto estão contempladas na NBR 16735, assim como as diretrizes direcionadas à qualificação, à gestão das partes intervenientes envolvidas na gestão do desempenho do projeto e sobre às atribuições de responsabilidades. 

 

Quais os benefícios das orientações fornecidas pela NBR 16735?

Segundo a NBR 16735, dentre os potenciais benefícios resultantes da aplicação de suas recomendações, podem ser citadas: 

  • melhoria na efetividade do sistema de gestão e desempenho do projeto (SGDP);
  • identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da metodologia de gestão projetos adotada para a sua empresa;
  • identificação do grau de eficácia das políticas e estratégias organizacionais utilizadas;
  • identificação do grau de eficácia dos controles aplicados à gestão do desempenho de projetos; 
  • clareza na aplicação de requisitos regulamentares pertinentes ao desenvolvimento de projetos;
  • avaliação da efetividades do SGDP na análise dos benefícios pelos quais o projeto foi criado. 

 

Qual a relação da NBR 16735 com a NBR 15575?

Apesar do desempenho ser considerado pela NBR 15575 como o comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas, o projeto tem um papel extremamente importante na concepção do desempenho, uma vez que é através dele que são estruturadas as principais etapas do ciclo de vida de uma edificação: a construção, a operação e a manutenção.

Outro fator relevante é que a Norma de Desempenho estabelece incumbências técnicas para os projetistas, ficando sob a responsabilidade dos mesmos a definição da Vida Útil Projetada (VUP) de cada sistema que compõe uma edificação. 

Além da VUP, cabe ao projetista o papel de especificar materiais, produtos e processos que atendam o desempenho mínimo estabelecido pela NBR 15575, com base nas normas prescritivas e no desempenho declarado pelos fabricantes dos produtos a serem empregados em projeto.

E são justamente esses fatores que confirmam a necessidade de uma gestão no processo de desenvolvimento de projetos habitacionais, possibilitando que os resultados planejados sejam mensuráveis e acompanhados ao longo de cada etapa, incluindo o pós-entrega. 

 

Como a gestão do desempenho de projetos pode auxiliar o desempenho requerido para as edificações habitacionais? 

Se você já leu nosso artigo sobre Como atender a Norma de Desempenhopercebeu que a certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação, o conhecido PBQP-H, é um ponto facilitador para o atendimento aos parâmetros definidos pela NBR 15575. 

Dentro do capítulo relacionado à execução da obra, encontramos um requisito específico direcionado às empresas construtoras que elaboram seus projetos internamente ou subcontratam, com exigências para que seja estabelecido, implementado e mantido um processo de projeto que seja apropriado e que assegure a subsequente entrega da obra.

Além das diretrizes para o planejamento, para a definição das entradas e para a realização do controle de projeto, incluindo suas saídas e suas as possíveis mudanças, o PBQP-H determina para o caso de obras de edificações habitacionais, que as construtoras devem considerar o atendimento aos requisitos de desempenho da ABNT NBR 15575. 

Juntamente com a definição das entradas de projetos, também deve ser elaborado o Perfil de Desempenho da Edificação – PDE, um documento que registra os requisitos dos usuários e respectivos níveis de desempenho a serem atendidos, estando atrelado ao conceito, à viabilidade do empreendimento e a forma como o projeto será conduzido. 

Diante de tantos detalhes e considerando os demais que incorporam a concepção de um projeto e a complexidade de cada escopo, é imprescindível que seja estabelecida uma gestão que assegure a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, garantindo assim, o atendimento não apenas aos requisitos estabelecidos pela Norma de Desempenho, como também de outros importantes. 

 

Como compatibilizar as ferramentas da NBR 16735 com a NBR 15575?

Um dos primeiros passos para compatibilizar a gestão do desempenho de projetos aos requisitos de desempenho definidos para as edificações é realizar o levantamento dos aspectos da NBR 15575 que devem ser observados pelos coordenadores de projeto e pelos projetistas, podendo ser elaborado, por exemplo, um check-list para as diferentes disciplinas. 

O segundo passo, é utilizar as ferramentas da NBR 16735 para garantir que todos os aspectos levantados serão considerados durante as diversas fases do projeto, devendo ser analisado posteriormente se as saídas foram satisfatórias, se os objetivos propostos foram alcançados e os pontos a serem aperfeiçoados nos próximos projetos, traçando assim um ciclo de melhoria contínua para o processo. 

A adoção de boas práticas para a gestão do desempenho de projetos facilita o atendimento às exigências do PBQP-H e da NBR 15575, no que se refere aos controles que abrangem a elaboração do projeto de uma obra, resultando em projetos de arquitetura e de engenharia mais integrados e consequentemente com menos interferências. 

 

Referências

 

  • ABNT NBR 15575:2013 – Parte 1 a 6 – Edificações Habitacionais – Desempenho.
  • ABNT NBR 16735:2019 – Gestão do Desempenho de Projetos – Orientações. 
  •  Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) de junho de 2018. 

 

QUERO SABER MAIS