AGQ Brasil | Qual é a relação entre qualidade e produtividade nas organizações?
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
4946
post-template-default,single,single-post,postid-4946,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Qual é a relação entre qualidade e produtividade nas organizações?

Qual é a relação entre qualidade e produtividade nas organizações?

Qualidade e produtividade são dois conceitos de negócio fundamentais e diretamente conectados. Entenda melhor essa relação e promova ambos em sua empresa.

Em nosso texto sobre organização, priorização e produtividade no trabalho remoto nós citamos que muito se fala em produtividade nas organizações. Isso não ocorre por acaso. Afinal, em mercados cada vez mais complexos e competitivos, empresas que não forem capazes de realizar suas ações com maestria podem correr sérios riscos. Daí a importância de produzir com o máximo possível de assertividade e, tão importante quanto, de qualidade.

De nada adianta contar com uma equipe extremamente produtiva se o resultado do trabalho não atender aos requisitos dos consumidores, não se alinhar aos padrões de qualidade do segmento ou se acarretar falhas que podem repercutir futuramente, por exemplo. Qual é, portanto, a relação entre qualidade e produtividade organizacional?

Qualidade enquanto alicerce

Infelizmente, é muito comum no Brasil uma mentalidade de pouco planejamento e muita ação. Várias organizações, não apenas de pequeno porte, costumam apostar mais em execução do que em organização prévia. Consequentemente, o resultado final torna-se vulnerável, bem como todo o processo que leva até ele, devido a ausência de padrões, ferramentas de controle, análise e proposição de melhorias contínuas em cada etapa.

O papel da qualidade não é apenas garantir que a entrega ao consumidor seja impecável e que os produtos e serviços satisfaçam às necessidades e desejos do cliente, mas de permitir que resultados satisfatórios sejam mapeados e replicados a longo prazo e em larga escala. A qualidade deve ser um alicerce, possibilitando, por meio de ações planejadas e constantemente aprimoradas, que seja possível atuar de forma realmente produtiva em todos os setores e frentes de atuação da empresa.

Produtividade estrutural

O segundo ponto de atenção diz respeito à forma pela qual a produtividade deve ser abordada em conjunto com a visão de qualidade. Para gerar crescimento e lucratividade, ambos os conceitos devem fazer parte da essência da organização. Toda a estrutura de trabalho precisa ser concebida para garantir que os profissionais possuam clareza sobre suas tarefas, sobre os processos que antecedem e sucedem cada ação, e sobre os objetivos estratégicos delimitados pelas lideranças. 

Em síntese, não basta falar em produtividade e qualidade. É preciso desenvolver essa mentalidade em conjunto e aplicá-la de forma tangível e benéfica para todos os envolvidos.

Por onde começar

Alinhar qualidade e produtividade é um processo longo, mas fundamental para empresas que desejam atingir os melhores resultados. Embora os caminhos possam variar de acordo com o porte, segmento ou estilo de cada organização, o ponto de partida em comum é a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade.

Obter a certificação ISO 9001 automaticamente colocará sua empresa em um patamar internacional de padronização em processos, e contribuirá de forma efetiva para que os produtos e serviços também se desenvolvam. Otimize sua gestão, controle as atividades, entregue resultados com alto nível de qualidade e, assim, seja reconhecido no mercado pela satisfação de seus clientes!

 

#AGQBrasil #Organização #Produção #TrabalhoRemoto #ProdutividadeEstrutural #SistemadeGestãodaQualidade #ObjetivosEstratégicos