
30 jun Qual é a relação entre qualidade e produtividade nas organizações?
Qualidade e produtividade são dois conceitos de negócio fundamentais e diretamente conectados. Entenda melhor essa relação e promova ambos em sua empresa.
Em nosso texto sobre organização, priorização e produtividade no trabalho remoto nós citamos que muito se fala em produtividade nas organizações. Isso não ocorre por acaso. Afinal, em mercados cada vez mais complexos e competitivos, empresas que não forem capazes de realizar suas ações com maestria podem correr sérios riscos. Daí a importância de produzir com o máximo possível de assertividade e, tão importante quanto, de qualidade.
De nada adianta contar com uma equipe extremamente produtiva se o resultado do trabalho não atender aos requisitos dos consumidores, não se alinhar aos padrões de qualidade do segmento ou se acarretar falhas que podem repercutir futuramente, por exemplo. Qual é, portanto, a relação entre qualidade e produtividade organizacional?
Qualidade enquanto alicerce
Infelizmente, é muito comum no Brasil uma mentalidade de pouco planejamento e muita ação. Várias organizações, não apenas de pequeno porte, costumam apostar mais em execução do que em organização prévia. Consequentemente, o resultado final torna-se vulnerável, bem como todo o processo que leva até ele, devido a ausência de padrões, ferramentas de controle, análise e proposição de melhorias contínuas em cada etapa.
O papel da qualidade não é apenas garantir que a entrega ao consumidor seja impecável e que os produtos e serviços satisfaçam às necessidades e desejos do cliente, mas de permitir que resultados satisfatórios sejam mapeados e replicados a longo prazo e em larga escala. A qualidade deve ser um alicerce, possibilitando, por meio de ações planejadas e constantemente aprimoradas, que seja possível atuar de forma realmente produtiva em todos os setores e frentes de atuação da empresa.
Produtividade estrutural
O segundo ponto de atenção diz respeito à forma pela qual a produtividade deve ser abordada em conjunto com a visão de qualidade. Para gerar crescimento e lucratividade, ambos os conceitos devem fazer parte da essência da organização. Toda a estrutura de trabalho precisa ser concebida para garantir que os profissionais possuam clareza sobre suas tarefas, sobre os processos que antecedem e sucedem cada ação, e sobre os objetivos estratégicos delimitados pelas lideranças.
Em síntese, não basta falar em produtividade e qualidade. É preciso desenvolver essa mentalidade em conjunto e aplicá-la de forma tangível e benéfica para todos os envolvidos.
Por onde começar
Alinhar qualidade e produtividade é um processo longo, mas fundamental para empresas que desejam atingir os melhores resultados. Embora os caminhos possam variar de acordo com o porte, segmento ou estilo de cada organização, o ponto de partida em comum é a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade.
Obter a certificação ISO 9001 automaticamente colocará sua empresa em um patamar internacional de padronização em processos, e contribuirá de forma efetiva para que os produtos e serviços também se desenvolvam. Otimize sua gestão, controle as atividades, entregue resultados com alto nível de qualidade e, assim, seja reconhecido no mercado pela satisfação de seus clientes!
#AGQBrasil #Organização #Produção #TrabalhoRemoto #ProdutividadeEstrutural #SistemadeGestãodaQualidade #ObjetivosEstratégicos