
07 jul Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?
Gestão da Qualidade é um conceito aplicável e indispensável para qualquer perfil de organização, de microempresas a multinacionais. Conheça os pilares dessa importante ferramenta estratégica.
Qualidade é uma palavra-chave não apenas aqui no blog da AGQ Brasil, mas no cotidiano de todas as organizações que desejam monitorar, controlar e, desse modo, aprimorar os resultados alcançados. É para isso que existe a Gestão da Qualidade, sendo gestão outro termo crucial para entendermos a importância prática de tais fatores.
Gestão da Qualidade é uma ferramenta estratégica cujo objetivo é promover uma visão sistêmica em todos os setores e pontos de contato da organização, prezando por alinhamento às melhores práticas e normas internacionais em seus processos.
A adoção da Gestão da Qualidade enquanto ferramenta e mentalidade coletiva de ação é mais que uma possibilidade de desenvolvimento corporativo, mas um requisito fundamental para negócios que almejam ampliar sua competitividade, superar a concorrência e gerar satisfação efetiva para seus clientes, parceiros estratégicos, investidores e demais públicos de interesse.
Para entender melhor do que se trata e porque é algo tão importante, o ponto de partida é conhecer os pilares do conceito que são organizados em uma lista composta por oito itens, abordados a seguir.
Foco no cliente
O primeiro pilar na Gestão da Qualidade é o foco no cliente. Entender as necessidades e desejos de seus consumidores e, assim, garantir que estejam sempre satisfeitos, deve ser um dos objetivos centrais da organização.
Liderança proativa
A qualidade dos produtos e serviços está diretamente ligada às etapas de execução do trabalho, e a presença de lideranças proativas contribui de forma efetiva para a criação e manutenção da cultura organizacional, transparência na comunicação interna e outros benefícios que tornam o ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
Melhoria contínua
Gestão da qualidade não é uma ação datada, é um ciclo que deve ter início na organização, mas não final. O pilar da melhoria contínua destaca a importância de ferramentas, técnicas e metodologias como o PDCA, por exemplo, para sempre obter melhores resultados.
Decisão baseada em fatos
Num ambiente em que existe a Gestão de Qualidade não há espaço para “achismos” e riscos desnecessários: as decisões devem sempre ser baseadas em fatos, pautada por dados e indicadores confiáveis e capazes de garantir a assertividade de cada ação.
Boa relação com os fornecedores
Não basta trabalhar positivamente o ambiente interno, conforme mencionado no item de liderança proativa. Estabelecer conexões saudáveis e duradouras com fornecedores é uma postura que pode definir o sucesso ou fracassa de uma organização, visto que a qualidade dos parceiros comerciais interfere ativamente nos resultados da empresa.
Visão sistêmica
Essa habilidade é essencial para lideranças que atuam com Gestão da Qualidade. É preciso enxergar a organização e o mercado de maneira abrangente, capaz de perceber detalhes, compreender de modo aprofundado o andamento dos processos e tomar decisões que causam impacto positivo em escala sistêmica.
Gerenciamento por processos
Além de estruturar a rotina operacional, a Gestão da Qualidade preza por um acompanhamento constante e atencioso dos processos mapeados e estabelecidos. Ao desenvolver ações sempre pautadas por um modelo de trabalho consistente, é bem mais fácil identificar não-conformidades e promover melhorias.
Conscientização dos colaboradores
Não há qualidade e nem mesmo gestão se não houver engajamento de toda a equipe. E para alcançar o envolvimento dos colaboradores é preciso conscientizá-los sobre a importância do trabalho realizado por cada um para o desempenho da organização, de modo geral. Também é fundamental investir em treinamento e capacitação para que a qualidade se faça presente em todos os setores, sem exceção.
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