AGQ Brasil | Quais são os momentos ideias para efetuar uma auditoria interna?
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
17843
post-template-default,single,single-post,postid-17843,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Quais são os momentos ideias para efetuar uma auditoria interna?

Quais são os momentos ideias para efetuar uma auditoria interna?

O item 9.2 da norma ISO 9001:2015 dispõe sobre as auditorias internas, fundamentais durante processos de certificação e também após. No artigo de hoje, vamos entender os momentos em que elas se fazem necessárias para a organização.

A ISO 9001 não é tema recorrente no blog da AGQ por acaso. A norma é a mais famosa e, definitivamente, também uma das mais importantes da família ISO, capaz de contribuir efetivamente para a melhoria na qualidade de processos, produtos e serviços das organizações. Um dos pontos fundamentais no processo de certificação, seja na implantação ou manutenção de um SG, é a realização de auditorias internas, também chamadas auditorias de primeira parte.

A distinção entre os tipos de auditorias de Sistemas de Gestão já foi abordada em outro artigo. Hoje, portanto, o tópico em questão é o momento para realização de uma auditoria interna. Vamos abordar quando esta ação é necessária e por que, de modo a compreender sua importância para as organizações em busca de melhoria contínua.

 

Quando a auditoria interna deve ser realizada?

Antes de mais nada, é importante destacar que não há uma resposta padrão para a pergunta acima. As auditorias internas não possuem prazos ou frequências obrigatórias para realização. Sua execução sempre acontece de acordo com as demandas específicas de cada organização. Porém, é recomendado que uma auditoria interna completa seja realizada pelo menos uma vez por ano, envolvendo toda a organização, para garantir o aprimoramento de processos internos.

Além disso, edições setoriais podem ocorrer sempre que necessário. Elas focam em um departamento que deseja rever seus processos e não demanda a participação de setores e equipes externas. O importante é que sempre que este método de avaliação seja adotado, a realização seja imparcial, profissional e eficaz. Uma possibilidade para garantir a qualidade em todas as auditorias de primeira parte realizadas é contratando auditores especialistas para suporte e execução das mesmas.

 

Principais motivos para fazer auditorias internas

Auditorias internas são um método de avaliação. Por meio delas, é possível identificar forças e fraquezas da instituição, mapear não-conformidades, acompanhar a implementação e os resultados de planos de ação, entre outros aspectos importantes. Por isso elas são necessárias antes das auditorias externas, etapa final em processos de certificação.

Assim, sua realização é requisito para garantir melhoria contínua na organização. Ao observar de perto o funcionamento dos processos analisados, os auditores são capazes de pontuar questões que, uma vez solucionadas, não apenas podem evitar riscos de falhas e retrabalhos, como também contribuir para o desenvolvimento real da empresa.

Um ponto importante no comparativo entre auditorias internas e externas é que as primeiras, por possuírem maior envolvimento e participação dos próprios colaboradores, tendem a fornecer resultados mais detalhados e completos do que quando os setores são analisados em auditorias de terceira parte.

Em caso de dúvidas sobre este tema ou necessidade de suporte para realização de auditorias internas, saiba mais detalhes sobre este serviço e entre em contato conosco.