
14 maio Quais os requisitos de qualidade devem ser implantados para ISO 9001
ISO 9001 e seus requisitos de qualidade
Qualidade
À todo momento, organizações e empreendimentos buscam aperfeiçoar seus processos internos para entregar um produto ou serviço de qualidade. Qualidade nada mais, nada menos significa que a oferta procura suprir a demanda de acordo com os requisitos solicitados pelo cliente, requisitos normativos e legislação vigente relacionados à seu processo. Essa procura por qualidade leva as organizações à padronizarem seu processo utilizando normas como a ISO 9001.
A ISO 9001 é uma norma internacional que define requisitos para um sistema de gestão da qualidade. Ela é valorizada em todos os continentes do globo terrestre. Os principais jogadores do mercado adotam seus requisitos e buscam parcerias com empresas que aderem a esse padrão mundial. Esta norma de gestão de qualidade é a mais conhecida no mundo A sua implementação pode ajudá-lo a monitorar, gerenciar e melhorar a qualidade em todas as operações continuamente. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro, aumentar os lucros, obter mais negócios e satisfazer mais clientes.
Requisitos de qualidade
A versão mais recente dessa norma (ISO 9001:2015), é estruturada em dez capítulos, onde os três primeiros servem como introdução à norma e qual sua aplicabilidade e os demais descrevem os requisitos propriamente ditos.
No capítulo Contexto da Organização, a norma descreve os requisitos onde a empresa assume o compromisso de acompanhar o andamento da mesma, tanto no contexto externo quanto no interno, que possa afetar o sistema de gestão da qualidade e assim as partes interessadas do negócio, e de definir uma estratégia para direcionar as suas equipes.
O próximo capítulo, Liderança, na versão de 2015, define que a alta direção deve assumir a responsabilidade dos resultados do sistema de gestão da qualidade (SGQ), o que exige mais envolvimento, entendimento e apoio junto à gestão da qualidade
Em Planejamento, trata-se da abordagem dos riscos e oportunidades e as ações utilizadas para isso, onde se determina o planejamento de mudanças e os objetivos da qualidade. A organização deve levar em conta os riscos em todos os níveis: operacional, tático e estratégico, pensando desde a linha de produção até à alta direção da organização/grupo.
Operação, capítulo mais extenso da norma, aborda desde o planejamento e controles operacionais ao projeto e desenvolvimento dos produtos e serviços, e também o controle de mudanças, dando sempre atenção ao controle ciclo produtivo, da sua concepção até a atividade pós-entrega e liberação dos produtos e serviços.
O capítulo Avaliação de Desempenho determina os requisitos para a empresa monitorar, medir, analisar e avaliar, em diversos aspectos, o seu desempenho, como eficácia do SGQ e do planejamento, desempenho dos fornecedores, conformidade dos produtos e serviços e satisfação do cliente. É nessa etapa em que a norma tem como requisito, as auditorias internas em intervalos planejados, com o objetivo de checar se a empresa atende aos requisitos, contando também com a análise crítica da alta direção.
Melhoria, o último capítulo da norma, tem como requisito que o empreendimento determine e selecione oportunidades de melhoria, de forma contínua, para que aprimore seu sistema de gestão da qualidade, focando em sua adequação, suficiência e eficácia para aumento da satisfação do cliente.
Atendimentos dos requisitos
Para que a organização atenda a todos estes requisitos, a norma determina manter ou reter informação documentada, de acordo com o requisito. Quando se determina que é preciso manter informação documentada, a norma tem expectativa que de que haja um documento, como instrução de trabalho ou procedimento, entre outros, no objetivo de evidenciar o atendimento à esse requisito. Na necessidade de reter informação documentada, a expectativa é de que exista um registro em forma de formulário, planilha, entre outros, também no objetivo de evidenciar o atendimento ao requisito.
A empresa e sua equipe deve sempre determinar, elaborar e atualizar a documentação que será usada como evidência de atendimento aos requisitos da norma.
Quando implementado a ISO 9001, a empresa deve realizar uma auditoria interna, através de um funcionário capacitado ou contratação do serviço de auditoria em uma empresa especializada com auditores capacitados, lembrando que a auditoria interna é um requisito para a certificação. Após esta etapa, a organização deve contratar uma certificadora para realizar a auditoria externa de certificação, onde, se ocorrer a contestação de atendimento a todos os requisitos aplicáveis junto a suas respectivas evidências, ela receberá um certificado com validade de 03 (três) anos, devendo passar por 02 (duas) auditorias de manutenção e por fim uma de recertificação.
Todas as informações documentadas devem ser preservadas quanto à confidencialidade, integridade, confiabilidade e disponibilidade, para que sempre possam ser utilizadas caso necessário.
Sistema certificado
Apesar de o conceito da ISO 9001 já indicar a principal vantagem obtida pelas empresas que adotam a técnica, é importante destacar os diversos benefícios propiciados por essa norma técnica, tais como: organização interna, redução de custos, aumento da credibilidade, padronização dos processos, aumento das vendas, diferencial competitivo e satisfação dos clientes e partes interessadas do negócio.
Um sistema de gestão da qualidade certificado é de grande importância para o crescimento sustentável da empresa, pois os requisitos da norma abrangem todas as etapas de realização dos produtos e serviços , deixando a gestão empresarial muito mais planejada e controlada.
A certificação ISO 9001 possui benefícios que abrangem diversas áreas de negócios, incluindo visibilidade e expansão no mercado de trabalho e qualidade dos produtos e serviços devido aos processos padronizados. A certificação traz uma imagem que mostra a melhoria do SGQ, onde a empresa se preocupa em como passa sua imagem ao cliente e ao restante de todas as partes interessadas.
Quando colocada uma maior ênfase na satisfação das partes interessadas, mais especificamente nos clientes, na gestão e medição de processos, e na melhoria contínua com uma maior participação da alta direção, a certificação ISO 9001 ajuda a demonstrar aos clientes que a organização está comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços. Como se trata de um padrão de sistema de gestão da qualidade, pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, dos seus produtos ou serviços.