
21 dez Principais formatos em educação corporativa e indicações para aplicação prática
Palestras, workshops e treinamentos são alguns dos formatos mais comuns utilizados em ações de educação corporativa. Conheça as diferenças entre cada modalidade e saiba quando aplicá-las de maneira assertiva em sua organização.
Não faltam motivos para investir em treinamento e capacitação de equipes, tema de outro artigo em nosso blog que pode ser lido no link em destaque. Independentemente dos objetivos da organização, de seu porte ou segmento, sempre há competências, habilidades e conhecimentos que podem atuar a favor dos processos internos.
Algumas vantagens decorrentes da formação profissional são o aumento da produtividade da equipe, melhoria do engajamento, diminuição nos índices de falhas, preparação dos times para a implantação e manutenção de novas ferramentas ou métodos de trabalho, entre outros. A lista de benefícios é ampla, bem como os formatos possíveis para aprendizado.
O objetivo deste texto é apresentar três modalidades bastante comuns no âmbito da educação corporativa, destacar suas principais características e os momentos mais indicados para a utilização em prol da melhoria contínua e qualidade nas organizações.
Palestras
Palestras são um dos formatos mais comuns de ensino, especialmente na esfera empresarial. Em síntese, suas principais características são a curta duração, a abordagem de um tema específico e um modelo unilateral de transmissão do conhecimento. Ou seja, a pessoa palestrante transmite os conteúdos de forma quase ininterrupta, com breves momentos de interação com o público, geralmente ao final da palestra. É recomendada principalmente para destacar conceitos pontuais, trazer exemplos práticos a partir das experiências de profissionais referência, e funciona bem em sequência (várias palestras em um ou mais dias de evento).
Workshops
Workshops nada mais são do que oficinas, isto é, pequenos módulos de ensino com abordagem predominantemente prática em detrimento de exposição teórica. Em geral, este é um formato utilizado para tangibilizar habilidades comportamentais (as chamadas soft skills), ou para demonstrar de modo ágil a utilização de uma ferramenta, software ou uma nova técnica para implementação na rotina dos profissionais participantes. São ótimas possibilidades para tornar temas complexos mais acessíveis ao público, além de promover maior engajamento, interação e participação da equipe, devido às suas características de atividade “mão na massa”. Ao final, os participantes podem ou não desenvolverem um produto ou protótipo no qual os conhecimentos recém-adquiridos serão aplicados.
Treinamentos
Os treinamentos se diferem dos formatos anteriores por possuírem maior carga horária e por abordarem conhecimentos práticos e modernos, visando a aplicação nas rotinas diárias do trabalho da equipe. O objetivo, como o próprio nome indica, é treinar os participantes a realizarem determinadas funções ou aplicar métodos, técnicas e recursos específicos. No que diz respeito à Gestão da Qualidade, por exemplo, os treinamentos são muito úteis para formar auditores internos e gestores da qualidade, compartilhar as etapas para mapeamento de processos e interpretação de normas, entre outras possibilidades. Portanto, trata-se de ensinar algo relevante e com aplicabilidade imediata.
Confira alguns exemplos de treinamentos disponibilizados pela AGQ Brasil:
- Formação de Auditores Internos NBR ISO 9001:2015 e/ou SiAC do PBQP-H versão 2018 conforme NBR ISO 19011: versão 2018;
- Formação de Gestores da Qualidade para Construtoras em atendimento ao SiAC do PBQP-H versão 2018;
- Identificação e elaboração de planos de ação para eliminar não conformidades;
- Mapeamento de processos, melhoria e contextualização da organização para a ISO 9001:2015 e Regimento SiAC do PBQP-H versão 2018;
- Ferramentas da qualidade;
- Etc.