
21 set Planejamento 2021: medidas para definir o planejamento estratégico da sua organização
Um equívoco muito comum e perigoso nas organizações é o de esperar pelo início de um novo ano para, só então, definir o planejamento estratégico da empresa. Saiba como e porque você deve se planejar com antecedência.
Desenvolver planejamentos assertivos em tempos de incerteza é um grande desafio nas organizações. Diante de tantas ameaças e oportunidades que marcam o cenário externo, e das forças e fraquezas internas peculiares de cada empresa, é necessário um olhar atento, acesso a dados estratégicos para tomada de decisão, criatividade para solucionar problemas e versatilidade para se adaptar às mudanças. Tudo isso se torna ainda mais urgente e importante quando um novo ano se aproxima.
Infelizmente, muitas empresas negligenciam a importância de um bom planejamento, ou se planejam sem a antecedência necessária, algo que apresenta grandes riscos para todas as atividades desenvolvidas no ano posterior. Para atingir os resultados esperados, satisfazer as necessidades e desejos do cliente e, assim, se destacar em mercados tão acirrados, preparação é indispensável. A hora para o planejamento de 2021 não é daqui há alguns meses, é agora.
O que é planejamento estratégico
De forma bastante objetiva, planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão. Trata-se de um mapeamento completo de onde a empresa se encontra, no que diz respeito à realidade do negócio; onde a organização pretende chegar no período definido e o que deve ser feito, como, quando e por quem para garantir que todas as ações propostas sejam executadas e, dessa forma, propiciem o alcance das metas e objetivos traçados.
Portanto, uma vez concluído, o planejamento estratégico atua como fonte de orientação e direcionamento para a empresa, além de ser um parâmetro para medir o desenvolvimento real em relação ao crescimento esperado.
Porque é importante se planejar com antecedência
Um dos principais benefícios de um plano é o auxílio que ele fornece na tomada de decisões. Afinal, se não há planejamento, como definir o que deve ser feito? Sendo assim, o tempo é elemento crucial para gerar diretrizes assertivas e bem sucedidas, na medida em que quanto maior o período de preparo e desenvolvimento do plano estratégico, mais vezes ele poderá ser lapidado a muitas mãos.
Estratégia demanda revisão, testes, validação coletiva e comprovação para as lideranças e equipes possam optar sempre pelas melhores alternativas. Tudo isso baseado em fatos e análises, não em apostas e intuição.
Como definir o planejamento estratégico para 2021
Embora cada organização possua características, demandas e objetivos únicos, alguns pontos em comum podem ser identificados nas etapas de um planejamento estratégico:
- Diagnóstico completo: analisar a realidade da empresa e do mercado em que atua é o ponto de partida. Isso pode ser feito listando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, por meio da Matriz SWOT. Obter informação deve ser o foco antes de iniciar o planejamento, propriamente dito.
- Engajamento coletivo: é impossível realizar um projeto que impactará toda a organização no ano posterior envolvendo apenas alguns indivíduos ou setores. Toda a organização, representada por lideranças e profissionais referência, deve estar engajada no processo, contribuindo para seu sucesso de diferentes formas.
- Objetivos e metas: após as duas etapas anteriores, o planejamento deve ter início com a definição prática do que a organização almeja para os próximos 12 meses ou outro período definido. As metas devem ser viáveis, mas desafiadoras; e os objetivos podem ser delimitados segundo os critérios S.M.A.R.T, sigla do inglês para objetivos Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais.
- Estratégias e táticas: o que deve ser feito para atingir os objetivos e metas do ano seguinte? Essa é a pergunta que deve introduzir a etapa de estratégias e táticas, momento em que ocorre a definição de OKRs, delegação de tarefas, listagem de indicadores de desempenho para monitoramento posterior e todos os demais detalhes relacionados à ação.
- Execução e análise: com o planejamento concluído, algumas estratégias e táticas podem ter início imediato, prevendo vantagem competitiva e antecipação frente à concorrência. Durante toda a etapa de execução, seja nos meses finais do ano atual ou no período subsequente, cabe aos responsáveis a tarefa de analisar cada resultado e aprimorar as soluções. A ferramenta PDCA é uma das principais aliadas neste processo de melhoria contínua.
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