
25 set Vantagens da ISO 9001 para organizações de diferentes portes
Pequenas, médias e grandes empresas podem usufruir de inúmeros benefícios a partir da implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade. Conheça alguns impactos práticos da certificação na Norma ISO 9001.
Não é a primeira vez que este fato é citado aqui em nosso blog e provavelmente não será a última: ao contrário do que o senso comum pode sugerir, a implantação de sistemas de gestão não é exclusividade de grandes empresas. É fundamental reforçar isso pois, infelizmente, ainda há uma visão equivocada no meio corporativo de que obter uma certificação só faz sentido para multinacionais, organizações de grande porte com atuação a nível internacional e afins. Na prática, este ponto de vista não poderia estar mais enganado.
De microempresas a conglomerados globais, companhias de todos os portes podem usufruir dos benefícios que uma certificação proporciona. Obviamente, há muitas vantagens em comum que independem do porte da empresa certificada, enquanto outras podem beneficiar alguns perfis de forma mais significativa. Para fins de exemplificação, abordaremos neste texto alguns impactos positivos da ISO 9001 para a realidade de pequenas, médias e grandes empresas.
Pequenas empresas
De forma bastante sintética, é possível dizer que o objetivo central da ISO 9001 é melhorar a gestão e os processos da empresa. Ao fazer isso, ela atua diretamente na identificação e tratamento das chamadas não conformidades. Isto é, tudo aquilo que está em desacordo com os requisitos que deveria atender.
Dessa forma, ao pontuar e sanar problemas diretamente na estrutura organizacional, a certificação auxilia o negócio a crescer da forma correta, sem o grave risco de alicerçar o desenvolvimento da empresa em um modelo de operação falho. Se um pequeno negócio for capaz de atuar em um padrão internacional de qualidade, as chances de que ele se sobressaia em relação à concorrência e, assim, obtenha mais clientes e mais lucro, é muito maior.
Médias empresas
Em muitos casos, o que diferencia uma organização que sempre será de médio porte e outra que tem o potencial de expandir, atingir outro patamar e se tornar referência não é apenas o faturamento anual da empresa, a variedade e a qualidade de seus produtos e serviços, mas sua imagem institucional: relação com clientes, parceiros, fornecedores e com o mercado, de modo geral.
Ao otimizar a gestão, garantir o atendimento a requisitos e, consequentemente, ampliar o nível de qualidade dos resultados entregues, a implantação da ISO 9001 contribui diretamente para o reconhecimento da marca. Empresas certificadas tendem a serem vistas como sendo mais confiáveis, profissionais e engajadas com a satisfação de seus clientes. Na era digital, uma imagem positiva é um dos principais ativos nos quais uma organização pode e deve investir.
Grandes empresas
Quando se trata de grandes organizações, o nível dos desafios e exigências acompanham o porte das empresas. No topo do mercado, onde a concorrência é cada vez mais acirrada e os riscos são sempre gigantescos, não basta ser bom ou ótimo: marcas que competem pela liderança de seus segmentos devem buscar sempre a excelência. É justamente por isso que é mais comum ver exemplos de organizações de grande porte certificadas, embora, como já demonstrado, os benefícios se refletem em qualquer camada.
Operações com grande número de colaboradores, unidades em diferentes localizações e ações complexas no cotidiano exigem uma gestão de processos impecável, busca por melhoria contínua e envolvimento de todos os setores para obter os resultados desejados. A implantação bem-sucedida de um sistema de gestão é o primeiro passo nessa direção.
Saiba mais sobre Certificação ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade. Se tiver qualquer dúvida sobre a aplicação prática da Norma para seu negócio, entre em contato conosco. Nosso time de consultores estará à disposição.