
24 jun O que é segurança e saúde ocupacional? E qual a sua finalidade?
Se você é empregado ou empregador já deve ter ouvido falar sobre saúde ocupacional, associando este termo a meramente aos diversos exames que um empregado deve se submeter realizados para um emprego. Entretanto, iremos lhe mostrar que a saúde ocupacional vai muito além de exames e palestras, mas sobre a qualidade de vida do funcionário em seu ambiente de trabalho.
O que é Saúde Ocupacional?
Saúde ocupacional é uma das várias áreas da medicina a qual está associada a saúde dos trabalhadores das empresas, atuando na prevenção de doenças e problemas laborais que ocasionados pelo ambiente e rotina de trabalho. Seu objetivo é promover o bem-estar físico, mental e emocional ao trabalhador em um ambiente de trabalho adequado às suas atividades, trazendo benefícios tanto para o empregado quanto ao empregador.
Uma empresa que investe em saúde no trabalho demonstra aos seus trabalhadores a sua preocupação com o bem-estar, atuando na prevenção de ocorrência de doenças além de várias outras ações que estimulam os seus empregados a terem uma maior participação e melhorar o seu desempenho em seu dia-a-dia de trabalho.
Por isso que a sua empresa deve investir em saúde ocupacional, evitando doenças e acidentes e melhorando as condições de trabalho em suas instalações através de um ambiente saudável.
Objetivos da Saúde Ocupacional
Além da finalidade da saúde ocupacional, que é promover a saúde física, mental e social do trabalhador, é importante que sua empresa cumpra os principais objetivos da saúde ocupacional, sendo eles:
- Garantir a realização de exames periódicos visando a prevenção de doenças e proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos trabalhadores;
- Assegurar condições de ambiente de trabalho adequados, saudável e seguro proporcionando maior motivação por parte dos empregados;
- Garantir que o trabalhador exerça atividades que correspondam à sua capacidade física, mental e emocional, isentando os riscos durante as suas atividades para toda a equipe e a própria empresa;
- Manter atendimento médico imediato em situações de doenças, acidentes de trabalho ou emergências, de modo a garantir a reabilitação do trabalhador;
- Promover a implantação de atividade de medicina preventiva, através de realização de treinamentos e palestras orientando aos trabalhadores sobre a importância da saúde ocupacional;Controlar os riscos existentes nos diversos ambientes de trabalho e adotar medidas de minimização ou eliminação dos riscos identificados;
- Promover a integração e participação dos trabalhadores nas diversas medidas adotadas pela empresa proporcionando conscientização e envolvimento nas atividades relacionadas a saúde ocupacional.
Saúde Ocupacional e a certificação na norma ABNT NBR 45001:2018
Você já deve ter ouvida falar sobre certificação das empresas em normas como a ABNT NBR ISO 9001, que trata sobre um sistema de gestão da qualidade para organizações, e norma ABNT NBR 14001 que diz respeito a um sistema de gestão ambiental.
Em 2018 foi publicada a norma ABNT NBR 45001 que diz respeito a um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional sendo que esta norma estabelece critérios que uma organização precisa adotar para garantir a segurança e saúde de seus trabalhadores em seu ambiente de trabalho.
Dentre as principais características de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional (SSO), podem se destacar as seguintes:
- Estabelecer, implementar e manter uma política de SSO;
- Garantir a participação dos trabalhadores no desenvolvimento, planejamento, implementação, avaliação de desempenho e ações de melhoria do sistema de gestão de SST;
- Proporcionar medidas para identificação de perigos e avaliação de riscos de SSO e determinar ações para eliminá-los;
- Realizar a investigação de incidentes evitando situações que gerem riscos aos colaboradores;
- Garantir o cumprimento de requisitos legais e outros requisitos;
- Eliminar riscos e perigos através de medidas como: adaptação do trabalho ao trabalhador, substituição do agente perigoso por um menos perigoso ou não-perigoso, controles de engenharia através de medidas de proteção coletiva (EPC), controles administrativos como treinamentos e conscientização e fornecimento de EPI’s aos trabalhadores;
- Estabelecer, implementar e manter um processo necessário para se preparar e responder a emergências em potencial.
Para garantir a integridade, cumprimento e envolvimento de toda a equipe em um Sistema de Saúde e Segurança Ocupacional é necessário que sua empresa realize auditorias internas periódicas, através de auditores competentes e imparciais que irão fazer as verificações necessárias do SSO, visando melhorar o sistema e avaliar a conformidade no cumprimento dos requisitos.
A certificação é realizada por empresas certificadoras independentes credenciadas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) o qual realiza as auditorias visando avaliar a conformidade do cumprimento dos requisitos de SSO da organização para que ela alcance a devida certificação.
Com estas medidas e outras adotadas pela sua empresa, o sistema de gestão de SSO tende a garantir o controle da segurança e saúde de seus trabalhadores, visando um maior segurança e bem-estar por parte deles em suas atividades profissionais através da eliminação dos riscos associados ao trabalho, ocasionando em um melhor desempenho por parte dos empregados e trazendo mais produtividade a organização.
Obtenha maiores resultados! A AGQ Brasil possui os consultores mais preparados para orientar você e sua empresa em como alcançar a certificação de SSO.