O que é Norma de Desempenho?

Trata-se de uma Norma, dividida em seis partes, que estabelece critérios objetivos de desempenho e os métodos de avaliação para os sistemas construtivos, com o intuito de verificar o atendimento aos requisitos definidos. Em resumo, a ABNT NBR 15575 estabelece o conforto mínimo que sua casa ou apartamento deve ter.


A Norma de Desempenho traz regras que privilegiam o consumidor final e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. Desta forma, todos devem respeitar os critérios da Norma, garantindo assim, um imóvel com a qualidade mínima esperada. A ABNT NBR 15575 aborda sobre os níveis de segurança, conforto e sustentabilidade para cada um dos sistemas que compõem um edifício: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

Um ponto importantíssimo enfatizado na norma, é que o usuário (morador) tem responsabilidades para manutenção do seu imóvel, evitando assim, falhas ocasionadas por ele e que anteriormente eram repassadas ao construtor.

Benefícios para sua empresa

As novidades da Norma

Trata-se de uma revolução conceitual na indústria da construção civil, uma vez que os níveis de desempenho para as edificações habitacionais estão diretamente relacionados à tecnologia e à inovação do setor. Empresas que possuem certificação no Regimento SiAC do PBQP-H devem atender a Norma de Desempenho (NBR 15575). Tal exigência também é uma cobrança àquelas empresas construtoras que buscam a linha de crédito Apoio à Produção na CEF – Caixa Econômica Federal.

Precisa adequar ou implementar a norma de Desempenho ao seu empreendimento?

Conheça os produtos disponibilizados pela AGQ Brasil para atender ao requisitos da NBR 15575 Norma de Desempenho

PDE (Perfil de desempenho da edificação)

O PDE é um documento exigido pelo Regimento Geral do SiAC do PBQP-H. Considerado como uma entrada de projeto, o PDE traz definições sobre os requisitos dos usuários e contempla os níveis de desempenho definidos para a sua edificação habitacional.

PCT (Plano de controle tecnológico)

Documento que compõe o Plano de Qualidade da Obra, relaciona os meios, as frequências e os responsáveis pela realização dos ensaios dos materiais a serem aplicados e dos serviços a serem executados no seu empreendimento, visando comprovar o atendimento às normas técnicas aplicáveis (incluindo a Norma de Desempenho) e aos requisitos dos projetos.

Análise de projetos

Com o objetivo de verificar se os projetos desenvolvidos para o seu empreendimento atendem os requisitos da Norma de Desempenho, a análise crítica é realizada com o intuito de apontar os itens em conformidade com a ABNT NBR 15575, os requisitos não conformes e as ações que devem ser tomadas para as devidas adequações.

Adequação de especificações técnicas para materiais

Adequação dos procedimentos de execução de serviços

Simulação para análise do desempenho luminoso natural

Análise do desempenho luminoso artificial

Análise do desempenho térmico

Elaboração do manual de uso, operação e manutenção do imóvel

Garantia de certificação

Nossa metodologia de implementação do sistema de gestão, garante sua certificação. Isso mesmo, com nosso método, o sucesso na certificação é garantido, afinal, são mais de 800 clientes certificados com resultados satisfatórios nas auditorias junto a certificadoras.

Nossa metodologia

Nossa equipe de consultores, especializados, realiza o passo a passo com sua equipe, para implementação do sistema de gestão eficaz e adequado a sua empresa. Transferência de conhecimento irrestrita, lhe orientando em todo o processo, até a conquista de sua certificação. A metodologia de consultoria da AGQ BRASIL é validada em mais de 1.000 empresas em todo o Brasil e pode ser prestada de maneira presencial, online ou semipresencial.

Quer implementar um Sistema de Gestão?

Nós da AGQ Brasil somos especialistas em ajudar as empresas de qualquer segmento e tamanho a conquistar a certificação.Nossa consultoria, semipresencial, oferece treinamentos e todo o acompanhamento para a implementar e manter a certificação.São mais de 1.000 empresas que ajudamos nesse processo!