
11 dez O papel da qualidade no setor da construção civil
A construção civil é um segmento no qual a qualidade possui papel de destaque. Organizações certificadas em diferentes sistemas de gestão têm acesso a licitações específicas, constroem empreendimentos com maior assertividade, entre outras vantagens.
A construção civil é um dos principais setores econômicos do Brasil. Por estar diretamente relacionada a importantes ramos da indústria e do comércio, estima-se que o segmento representa cerca de 6,2% do PIB nacional e 34% do total da indústria, segundo dados do FIBRA (Federação das Indústrias do Distrito Federal). Em 2020, mesmo com os índices de crescimento freados em decorrência de diversos fatores, o setor gerou mais de 138 mil empregos de carteira assinada. Números expressivos e que evidenciam o papel da construção na economia nacional.
Por ser muito suscetível aos impactos de elementos políticos e econômicos, por exemplo, o setor é considerado um termômetro da situação brasileira. Se a economia está bem a construção civil também está, e vice-versa. Sendo assim, é fundamental que organizações atuantes neste ramo invistam em ações de reforço dos fatores internos, ou seja, na mitigação de fraquezas e consolidação de seus pontos fortes. Tais iniciativas passam pela qualidade que, por sua vez, pode ser implementada a partir de diferentes normas e certificações.
O que é qualidade na construção civil
Antes de citar as possibilidades de certificação, é preciso compreender o que é, de fato, qualidade na construção civil. No desenvolvimento de uma obra, a qualidade pode se manifestar na utilização de materiais adequados, na correta gestão dos recursos disponíveis, no acompanhamento minucioso e assertivo do projeto, no atendimento ao cliente em todas as etapas que antecedem e sucedem a construção, entre outros exemplos que podem ser encontrados do planejamento ao canteiro de obras.
Portanto, qualidade não se restringe a um único aspecto. Trata-se de uma necessidade em todas as fases e pontos de abordagem da construção civil. Quanto mais uma organização dominar estes pontos, melhores serão os resultados de seu trabalho.
Possíveis certificações para a construção civil
Aperfeiçoar processos em todas as etapas do trabalho e se tornar uma empresa referência traz uma série de vantagens competitivas: conquistar a possibilidade de participar de licitações restritas, obter acesso a linhas de crédito exclusivas, entregar empreendimentos de qualidade ímpar e, assim, ampliar a credibilidade no mercado e a lucratividade do negócio.
Para tanto, existem certificações dedicadas especificamente ao setor e outras que são generalistas e se conectam a determinados contextos. Veja alguns exemplos:
- ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade
- ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
- ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental
- ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho
- PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
Para identificar as opções mais coerentes ao perfil e às necessidades de sua organização, é preciso contar com o suporte de profissionais especialistas. A AGQ Brasil está à disposição para auxiliar seu negócio, a partir da experiência de centenas de projetos bem-sucedidos em todo o país. Entre em contato com um de nossos consultores.