
19 fev ISO 9001: impactos da certificação em diferentes setores
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser benéfica para organizações em qualquer segmento econômico. Entenda os impactos positivos da ISO 9001 em alguns setores de destaque atualmente.
Qual é o ramo de atividade da sua organização? Seja indústria, serviços, setor público ou mesmo terceiro setor, entre tantas outras possibilidades, um fato é comum a praticamente todos os tipos de empresas: a obtenção de uma certificação pode trazer benefícios mensuráveis e extremamente positivos para o negócio.
A mais famosa dentre as várias opções disponíveis é a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A norma internacional estabelece os requisitos e ferramentas de padronização necessários para implantar o sistema de gestão na empresa. O resultado, de modo geral, é a consolidação de um modelo de trabalho bem estruturado, focado em aprimoramento de processos internos, de modo a gerar produtos e serviços de qualidade ímpar como consequência positiva.
Porém, uma questão que muitos profissionais não levam em consideração ou entendem de maneira equivocada é a característica de versatilidade e personalização inerente à norma. A ISO 9001, por mais que trabalhe com padrões, não é um mecanismo para engessar processos e minar a criatividade, a inovação e as peculiaridades de cada organização. Pelo contrário, quando aplicada corretamente, a certificação tende a potencializar fatores internos de cada empresa em prol de resultados cada vez melhores.
Cientes disso, podemos afirmar que empresas de diferentes ramos de atividade podem usufruir com mais intensidade de alguns benefícios em detrimento de outros, de acordo com as principais características e necessidades que se relacionam à sua realidade. Veja alguns exemplos.
Setor de Saúde: padrões de alto nível em qualidade e segurança
Com a tendência de envelhecimento da população mundial e as preocupações com a saúde ampliadas, principalmente desde o início da pandemia de Covid-19, o setor de saúde encontra-se em destaque. A ISO 9001 pode auxiliar organizações neste ramo, sejam clínicas, hospitais ou laboratórios, a atingirem padrões internacionais de qualidade em seus processos. Consequentemente, se os processos internos são impecáveis, a qualidade e a segurança dos produtos e serviços oferecidos tendem a crescer no mesmo ritmo.
Setor de Serviços: excelência e objetividade na prática
Serviços podem ganhar com a ISO 9001? Sim, e muito. Um dos grandes desafios de empresas e profissionais neste setor é o fato de que, ao contrário dos produtos, os serviços são intangíveis. Ao investir em gestão de qualidade, um dos principais benefícios é a possibilidade de monitorar, analisar e aprimorar a qualidade dos resultados não de forma subjetiva, mas pautada em informações, dados e indicadores consistentes. Isso contribui para a profissionalização de rotinas e transmissão de credibilidade ao mercado.
Setor de Comunicação e TI: processos internos impecáveis
Outros exemplos de setores com amplo crescimento a nível mundial são Comunicação e Tecnologias da Informação (TI). O avanço da tecnologia proporciona uma série de oportunidades e, para aproveitá-las, os processos internos de companhias digitais devem buscar excelência e melhoria contínua. Embora existam normas específicas para o setor, como a ISO/IEC 20000, por exemplo, a ISO 9001 também é coerente e relevante, sobretudo para empresas que buscam se destacar no mercado internacional.
É importante ressaltar que os benefícios destacados acima não são exclusivos do setor em questão. Toda organização pode identificar essas e outras vantagens em conjunto, desde que os processos de implantação e manutenção do SGQ sejam efetuados corretamente. Para isso, é muito importante avaliar a metodologia de trabalho da empresa consultora. Na AGQ Brasil, a metodologia de implementação do sistema de gestão garante sua certificação. O sucesso é garantido por meio de um estilo de trabalho testado e aprovado em mais de 800 clientes em todo o Brasil. Entre em contato conosco para saber mais.