AGQ Brasil | ISO 26000: o que é Responsabilidade Social?
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ISO 26000: o que é Responsabilidade Social?

ISO 26000: o que é Responsabilidade Social?

Responsabilidade Social é um conceito bastante comum em ambientes corporativos nos últimos anos e, quando adotado na prática, pode trazer vantagens para a empresa e todos os seus stakeholders.

Você certamente já ouviu falar ou já leu a respeito do tema Responsabilidade Social. Trata-se de um tópico relativamente novo, mas que ganhou espaço de destaque nos últimos anos na medida em que o mercado passou a exigir maior engajamento das organizações para além da rentabilidade e dos resultados empresariais.

Em síntese, Responsabilidade Social (por vezes abordada como Responsabilidade Social Empresarial – RSE), é o compromisso voluntário e genuíno de uma organização em contribuir para a melhoria da sociedade, de forma ativa, a partir de suas ações. Isso inclui equilibrar a relação entre desenvolvimento econômico e progresso social, prezar pelo respeito à legislação e ao meio ambiente, além de outras iniciativas éticas que possam estimular a sociedade como um todo em busca de uma atuação justa e conjunta.

Sistematizar este processo em organizações de todo o mundo, independentemente do porte ou segmento, é o objetivo da ISO 26000:2010, uma Norma internacional orientadora no que tange a diretrizes e políticas voltadas à sustentabilidade empresarial.


Responsabilidade Social na prática

De acordo com as definições da ISO 26000, a Responsabilidade Social pode ser expressa pela incorporação de considerações relativas a aspectos socioambientais nos processos decisórios das organizações, de modo que sua atividade e os impactos gerados por cada decisão estratégica sejam de plena responsabilidade da empresa. Adotar essa postura pressupõe uma estrutura de trabalho baseada em transparência, atuação ética e zelosa, conexão e alinhamento entre todas as partes interessadas.

Portanto, na prática, Responsabilidade Social é justamente sobre decisões e ações tangíveis, mensuráveis e passíveis de aprimoramento, não apenas um conceito e uma série de princípios teóricos. A ISO 26000 é de uso voluntário, ou seja, não implica em nenhum tipo de certificação ambiental obrigatória, por exemplo. Seu objetivo é auxiliar as organizações a estruturarem a base necessária para um novo modelo de conduta e, para isso, o documento apresenta sete princípios básicos:

Os sete princípios da Responsabilidade Social

  1. Responsabilidade
  2. Transparência
  3. Comportamento ético
  4. Consideração pelas partes interessadas
  5. Legalidade
  6. Normas internacionais
  7. Direitos humanos.

 

As vantagens de um trabalho pautado pela Responsabilidade Social, na medida em que se faça perceptível nas entregas de produtos e serviços e na comunicação da empresa a longo prazo, podem incluir:

  • Reputação positiva no mercado e, consequentemente, vantagem competitiva frente à concorrência;
  • Estreitamento no relacionamento com empresas parceiras, órgãos governamentais, imprensa, clientes e investidores, entre outros públicos de interesse;
  • Atração e retenção de talentos cujos princípios pessoais e profissionais estejam alinhados aos da organização;
  • Clima organizacional positivo e sensação de pertencimento e orgulho para as equipes, por fazerem parte de uma empresa realmente responsável, o que pode estimular maior engajamento e produtividade.


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