
10 nov ISO 26000: o que é Responsabilidade Social?
Responsabilidade Social é um conceito bastante comum em ambientes corporativos nos últimos anos e, quando adotado na prática, pode trazer vantagens para a empresa e todos os seus stakeholders.
Você certamente já ouviu falar ou já leu a respeito do tema Responsabilidade Social. Trata-se de um tópico relativamente novo, mas que ganhou espaço de destaque nos últimos anos na medida em que o mercado passou a exigir maior engajamento das organizações para além da rentabilidade e dos resultados empresariais.
Em síntese, Responsabilidade Social (por vezes abordada como Responsabilidade Social Empresarial – RSE), é o compromisso voluntário e genuíno de uma organização em contribuir para a melhoria da sociedade, de forma ativa, a partir de suas ações. Isso inclui equilibrar a relação entre desenvolvimento econômico e progresso social, prezar pelo respeito à legislação e ao meio ambiente, além de outras iniciativas éticas que possam estimular a sociedade como um todo em busca de uma atuação justa e conjunta.
Sistematizar este processo em organizações de todo o mundo, independentemente do porte ou segmento, é o objetivo da ISO 26000:2010, uma Norma internacional orientadora no que tange a diretrizes e políticas voltadas à sustentabilidade empresarial.
Responsabilidade Social na prática
De acordo com as definições da ISO 26000, a Responsabilidade Social pode ser expressa pela incorporação de considerações relativas a aspectos socioambientais nos processos decisórios das organizações, de modo que sua atividade e os impactos gerados por cada decisão estratégica sejam de plena responsabilidade da empresa. Adotar essa postura pressupõe uma estrutura de trabalho baseada em transparência, atuação ética e zelosa, conexão e alinhamento entre todas as partes interessadas.
Portanto, na prática, Responsabilidade Social é justamente sobre decisões e ações tangíveis, mensuráveis e passíveis de aprimoramento, não apenas um conceito e uma série de princípios teóricos. A ISO 26000 é de uso voluntário, ou seja, não implica em nenhum tipo de certificação ambiental obrigatória, por exemplo. Seu objetivo é auxiliar as organizações a estruturarem a base necessária para um novo modelo de conduta e, para isso, o documento apresenta sete princípios básicos:
Os sete princípios da Responsabilidade Social
- Responsabilidade
- Transparência
- Comportamento ético
- Consideração pelas partes interessadas
- Legalidade
- Normas internacionais
- Direitos humanos.
As vantagens de um trabalho pautado pela Responsabilidade Social, na medida em que se faça perceptível nas entregas de produtos e serviços e na comunicação da empresa a longo prazo, podem incluir:
- Reputação positiva no mercado e, consequentemente, vantagem competitiva frente à concorrência;
- Estreitamento no relacionamento com empresas parceiras, órgãos governamentais, imprensa, clientes e investidores, entre outros públicos de interesse;
- Atração e retenção de talentos cujos princípios pessoais e profissionais estejam alinhados aos da organização;
- Clima organizacional positivo e sensação de pertencimento e orgulho para as equipes, por fazerem parte de uma empresa realmente responsável, o que pode estimular maior engajamento e produtividade.
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