AGQ Brasil | Glossário SGQ: quais são e o que significam os principais termos da qualidade
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
3933
post-template-default,single,single-post,postid-3933,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Glossário SGQ: quais são e o que significam os principais termos da qualidade

Glossário SGQ: quais são e o que significam os principais termos da qualidade

Confira siglas, palavras e expressões muito utilizadas em gestão da qualidade e saiba o que cada uma delas significa.

Toda área de conhecimento possui termos técnicos que são comuns a quem trabalha no setor, mas não necessariamente tão claros para outros profissionais. Quando o assunto é qualidade, sistemas de gestão e afins, não é diferente. Portanto, nosso objetivo hoje é apresentar, de A a Z, alguns verbetes importantes e seus respectivos significados para não restar dúvidas. Afinal, muitas dessas palavras aparecerão com frequência aqui em nosso blog e nas redes sociais da AGQ Brasil. Siga nossas páginas e perfis!

GLOSSÁRIO SGQ

Auditoria

Um processo ou exame de verificação para identificar a conformidade dos processos a um padrão. Uma auditoria pode ser interna ou externa.

Benchmarking

Análise contínua de mercado e concorrência para efeito de comparação entre estratégias, produtos e serviços, de modo a aprimorar as ações da própria empresa.

Certificação

Processo em que a qualidade de produtos, serviços e/ou processos é verificada e atestada, como prova oficial de excelência da organização.

 

Consultoria

Serviço prestado por empresas e profissionais especialistas que oferecem suporte a organizações em busca de uma certificação. É um dos serviços oferecidos pela AGQ Brasil.

Desempenho

Também chamado de “performance”, é a maneira pela qual determinado produto, serviço, processo ou a organização, de modo geral, funciona na prática em certo período analisado.

Eficácia / Eficiência

Palavras frequentemente usadas como sinônimos, mas referem-se a conceitos distintos. Eficiência é a produção do efeito esperado (fazer certo as coisas), enquanto eficácia é tornar algo efetivo, real (fazer as coisas certas).

FCS

FCS é a sigla para Fatores Críticos de Sucesso. O termo é usado para designar as áreas ou atividades consideradas cruciais para o sucesso de uma organização.

Gap

Palavra estrangeira. Em inglês significa “espaço, lacuna, intervalo”. No contexto da qualidade, é a diferença entre a situação atual e aquela que é a razão da análise realizada.

Homologação

Confirmação ou aprovação oficial referente a produtos ou serviços auditados, atestando a ausência de falhas.

Indicador

Indicadores são instrumentos de gestão utilizados para medir, comparar e analisar o desempenho de uma empresa e seus resultados.

ISO

Sigla para International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização. Sediada em Genebra, na Suíça, a entidade provê e aprova normas para mais de 160 países.

Input

Outra palavra estrangeira, também do inglês, que significa “entrada”. É utilizada para referir-se a insumos, recursos que dão início a um processo na organização.

Just In Time

Sistema de administração que revolucionou a área de produção ao determinar que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata, reduzindo a necessidade de estoques e, assim, os custos decorrentes de sua manutenção.

Know-how

Expressão que significa “saber como”. É sinônimo de experiência, conhecimento técnico e prático sobre determinado assunto.

Licença para certificação

Documento por meio do qual um organismo de certificação (ISO, por exemplo), confere a um profissional ou empresa o direito de utilizar certificados ou manuais de conformidade.

Melhoria contínua

Processo que visa alcançar aprimoramentos constantes nos processos, produtos e serviços da organização, por meio de análise da situação atual e proposição de melhorias. 

 

Não-conformidade

São requisitos especificados que não foram atendidos ou que apresentam itens em desacordo com o padrão.

Norma

Norma é um documento que apresenta procedimentos pré-definidos para a realização de determinadas ações, promovendo padronização e consenso sobre as melhores práticas.

Output

Output é o resultado atingido ou gerado por um input. Ou seja, é a conclusão do processo.

PDCA

Ferramenta estratégica utilizada em processos de melhoria contínua. A sigla, do inglês, significa PLAN – DO – CHECK – ACT ou Planejar, Fazer, Conferir e Agir.

Qualidade

Existem muitas definições sobre o termo, mas, em síntese, qualidade pode ser definida como a característica de produtos e serviços que são capazes de atender a todas as necessidades de seus clientes. Quanto melhor a entrega, maior a qualidade.

Requisito

Critério ou exigência que deve ser cumprida para atingir um objetivo. Condição para que algo seja considerado pronto com qualidade.

Risco

É considerado risco todo fator interno ou externo que pode afetar os resultados definidos pela organização. Análises de risco regulares são essenciais para o sucesso do negócio.

Sistema de Gestão

Sistemas de Gestão podem ser um software ou uma Norma, com a finalidade de auxiliar organizações a criar e manter processos otimizados e assertivos.

Tendência

Modelo estatístico cujo objetivo é prever a ascensão ou descenso de uma curva. Utilizado para estipular o desempenho futuro de venda de produtos ou serviços, lucratividade da empresa etc.

Uso previsto

No contexto da qualidade, uso previsto é a utilização adequada de um produto, serviço ou processo, seguindo corretamente as orientações e informações originais fornecidas.

Variável

São as características de um item que podem ser medidas e analisadas.

Zero defeitos

Zero Defects, em inglês, compreende uma abordagem de combate a não-conformidades que atribui maior responsabilidade sobre falhas à administração do que ao operacional.

#AGQBrasil #termostécnicos #glossárioSGQ #auditoria #benchmarketing #certificação #consultoria #desempenho #eficiência #FCS #gap #Homologação #ISO #indicador #input #justintime #knowhow #licençaparacertificação #norma #output #PDCA #Qualidade #requisito #risco #sistemadegestão #tendência #variável