
18 jun Glossário SGQ: quais são e o que significam os principais termos da qualidade
Confira siglas, palavras e expressões muito utilizadas em gestão da qualidade e saiba o que cada uma delas significa.
Toda área de conhecimento possui termos técnicos que são comuns a quem trabalha no setor, mas não necessariamente tão claros para outros profissionais. Quando o assunto é qualidade, sistemas de gestão e afins, não é diferente. Portanto, nosso objetivo hoje é apresentar, de A a Z, alguns verbetes importantes e seus respectivos significados para não restar dúvidas. Afinal, muitas dessas palavras aparecerão com frequência aqui em nosso blog e nas redes sociais da AGQ Brasil. Siga nossas páginas e perfis!
GLOSSÁRIO SGQ
Um processo ou exame de verificação para identificar a conformidade dos processos a um padrão. Uma auditoria pode ser interna ou externa.
Benchmarking
Análise contínua de mercado e concorrência para efeito de comparação entre estratégias, produtos e serviços, de modo a aprimorar as ações da própria empresa.
Certificação
Processo em que a qualidade de produtos, serviços e/ou processos é verificada e atestada, como prova oficial de excelência da organização.
Serviço prestado por empresas e profissionais especialistas que oferecem suporte a organizações em busca de uma certificação. É um dos serviços oferecidos pela AGQ Brasil.
Desempenho
Também chamado de “performance”, é a maneira pela qual determinado produto, serviço, processo ou a organização, de modo geral, funciona na prática em certo período analisado.
Eficácia / Eficiência
Palavras frequentemente usadas como sinônimos, mas referem-se a conceitos distintos. Eficiência é a produção do efeito esperado (fazer certo as coisas), enquanto eficácia é tornar algo efetivo, real (fazer as coisas certas).
FCS
FCS é a sigla para Fatores Críticos de Sucesso. O termo é usado para designar as áreas ou atividades consideradas cruciais para o sucesso de uma organização.
Gap
Palavra estrangeira. Em inglês significa “espaço, lacuna, intervalo”. No contexto da qualidade, é a diferença entre a situação atual e aquela que é a razão da análise realizada.
Homologação
Confirmação ou aprovação oficial referente a produtos ou serviços auditados, atestando a ausência de falhas.
Indicadores são instrumentos de gestão utilizados para medir, comparar e analisar o desempenho de uma empresa e seus resultados.
Sigla para International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização. Sediada em Genebra, na Suíça, a entidade provê e aprova normas para mais de 160 países.
Input
Outra palavra estrangeira, também do inglês, que significa “entrada”. É utilizada para referir-se a insumos, recursos que dão início a um processo na organização.
Just In Time
Sistema de administração que revolucionou a área de produção ao determinar que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata, reduzindo a necessidade de estoques e, assim, os custos decorrentes de sua manutenção.
Know-how
Expressão que significa “saber como”. É sinônimo de experiência, conhecimento técnico e prático sobre determinado assunto.
Licença para certificação
Documento por meio do qual um organismo de certificação (ISO, por exemplo), confere a um profissional ou empresa o direito de utilizar certificados ou manuais de conformidade.
Processo que visa alcançar aprimoramentos constantes nos processos, produtos e serviços da organização, por meio de análise da situação atual e proposição de melhorias.
Não-conformidade
São requisitos especificados que não foram atendidos ou que apresentam itens em desacordo com o padrão.
Norma
Norma é um documento que apresenta procedimentos pré-definidos para a realização de determinadas ações, promovendo padronização e consenso sobre as melhores práticas.
Output
Output é o resultado atingido ou gerado por um input. Ou seja, é a conclusão do processo.
Ferramenta estratégica utilizada em processos de melhoria contínua. A sigla, do inglês, significa PLAN – DO – CHECK – ACT ou Planejar, Fazer, Conferir e Agir.
Qualidade
Existem muitas definições sobre o termo, mas, em síntese, qualidade pode ser definida como a característica de produtos e serviços que são capazes de atender a todas as necessidades de seus clientes. Quanto melhor a entrega, maior a qualidade.
Requisito
Critério ou exigência que deve ser cumprida para atingir um objetivo. Condição para que algo seja considerado pronto com qualidade.
É considerado risco todo fator interno ou externo que pode afetar os resultados definidos pela organização. Análises de risco regulares são essenciais para o sucesso do negócio.
Sistema de Gestão
Sistemas de Gestão podem ser um software ou uma Norma, com a finalidade de auxiliar organizações a criar e manter processos otimizados e assertivos.
Tendência
Modelo estatístico cujo objetivo é prever a ascensão ou descenso de uma curva. Utilizado para estipular o desempenho futuro de venda de produtos ou serviços, lucratividade da empresa etc.
Uso previsto
No contexto da qualidade, uso previsto é a utilização adequada de um produto, serviço ou processo, seguindo corretamente as orientações e informações originais fornecidas.
Variável
São as características de um item que podem ser medidas e analisadas.
Zero defeitos
Zero Defects, em inglês, compreende uma abordagem de combate a não-conformidades que atribui maior responsabilidade sobre falhas à administração do que ao operacional.
#AGQBrasil #termostécnicos #glossárioSGQ #auditoria #benchmarketing #certificação #consultoria #desempenho #eficiência #FCS #gap #Homologação #ISO #indicador #input #justintime #knowhow #licençaparacertificação #norma #output #PDCA #Qualidade #requisito #risco #sistemadegestão #tendência #variável