
04 maio Conheça a ISO 27001 – Certificação em Sistema de Gestão da Segurança da Informação
A ISO 27001 possui como objetivo a determinação de um padrão internacional em segurança da informação nas organizações. Saiba mais sobre o tema.
O tema do artigo de hoje é a ISO 27001, uma Norma relativamente recente e, ainda assim, muito importante para o sucesso das organizações atuais. Com sua primeira versão publicada em 2005 e atualização mais recente em 2013, esta Norma internacional descreve como as empresas devem gerenciar a segurança da informação, aspecto imprescindível na Era da Informação Digital.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a ISO 27001 pode ser implementada em organizações dos mais diversos portes e segmentos de atuação. Definitivamente, não se trata de uma certificação restrita às grandes corporações em segmentos industriais ou tecnológicos, por exemplo. Afinal, praticamente todos os negócios atuais, sejam eles com ou sem fins lucrativos, possuem dados críticos e informações sensíveis em formato digital que devem ser protegidas e bem gerenciadas.
Obter essa certificação, portanto, envia uma mensagem bastante positiva ao mercado, parceiros e potenciais clientes. O selo da ISO 27001 indica que a organização possui um sistema de gestão de alto nível no que se refere à confidencialidade e garantia de integridade da informação e, assim, pode tranquilizar as partes interessadas que compartilham dados com a empresa como parte de sua operação.
Vantagens x Necessidade
Certamente existem muitas vantagens em obter essa certificação. Já mencionamos a ampliação de credibilidade junto aos públicos da marca, diferencial que pode facilmente ser utilizado como argumento de marketing e venda, mas a lista de benefícios para sua empresa vai além e inclui:
- Assertividade e agilidade em processos que tendem a mudar com frequência e de forma brusca: com a velocidade e quantidade de inovações tecnológicas, é normal que as organizações precisem se adaptar rápida e constantemente. Muitas vezes as mudanças exigem uma reinvenção completa. Quanto melhor e mais segura for a gestão de informações, maior será a capacidade de adequação da empresa e das equipes a mudanças internas e externas.
- Conformidade com requisitos obrigatórios: a legislação e a regulação digital são aspectos que ainda engatinham em muitos países. Diante da necessidade de precaver negócios e consumidores, há um número cada vez maior de normas e diretrizes que devem ser seguidas e a implementação da ISO 27001, por si só, consegue sanar várias exigências nesse sentido.
- Organização e estrutura para crescimento: a definição clara e bem construída de padrões internos para gerenciamento e segurança da informação contribui de forma direta para o crescimento da empresa. Esse “alicerce organizacional” facilita o trabalho dos setores responsáveis, gerando economia de recursos, diminuição nos riscos de falhas e retrabalho, entre outras vantagens.
Além dos pontos positivos já citados e de outros que podem ser obtidos a partir da implementação da ISO 27001, é preciso destacar um ponto que muitas empresas deixam passar despercebido: a adequação de processos relacionados a segurança da informação não pode ser um desejo corporativo ou uma meta de longo prazo, mas uma necessidade urgente. Movimentos globais e nacionais, como a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), deixam claro que as organizações negligentes com esse tópico estarão um passo atrás no que diz respeito a competitividade e lucratividade num futuro cada vez mais próximo.
De um passo à frente da concorrência! Fale com um de nossos consultores e, juntos, vamos garantir que sua organização esteja no lugar certo, da forma certa, fazendo o que é necessário para crescer de forma sustentável e estruturada. Da segurança ao desempenho, escolha a AGQ Brasil para seu processo de transformação positiva. Aguardamos seu contato.
#SistemadeGestãodaqualidade #Gestão #gestãodaqualidade #certificaçãoemsistemadegestão #ISO27001 #segurançadainformação #sistemadegestãodealtonível
#certificação