AGQ Brasil | A relação entre recursos humanos, departamento pessoal, gestão de pessoas e ISO 9001.
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A relação entre recursos humanos, departamento pessoal, gestão de pessoas e ISO 9001.

A relação entre recursos humanos, departamento pessoal, gestão de pessoas e ISO 9001.

Geralmente confundidos, o setor de recursos humanos, o departamento pessoal e a gestão de pessoas possuem características e funções distintas, mas todos se relacionam de modo importante com a certificação ISO 9001. 

É praticamente impossível abordar assuntos atuais relacionados a cultura organizacional, produtividade e tópicos afins sem citar a importância da gestão de pessoas. Considerando que os profissionais que compõem uma organização são os principais ativos da empresa, é crucial entender a importância desse modelo de gestão, bem como formas para aplicá-lo de forma efetiva e obter os resultados desejados. 

Porém, muitas pessoas ainda confundem gestão de pessoas com RH ou DP, e tantas outras não sabem como os temas se conectam e podem ser potencializados pela Norma ISO 9001. Esclarecer essas questões é o ponto de partida para o artigo da semana. 


Diferença entre Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas.
 

Embora frequentemente confundidos, o setor de recursos humanos e o departamento pessoal relacionam-se a diferentes práticas corporativas. Enquanto o RH trabalha os aspectos ligados ao desenvolvimento de pessoal na empresa, tais como ações de qualificação, mediação de conflitos, questões de clima e ambiente etc., o DP fica a cargo das atividades operacionais do setor: processos seletivos, contratação e demissão, folha de pagamento, criação e disponibilização de escalas de trabalho, por exemplo. Em síntese, RH e DP refletem os âmbitos estratégico e operacional, respectivamente. 

A gestão de pessoas, por sua vez, não é um setor, mas uma atividade estratégica que não se restringe apenas ao RH. Pelo contrário, cabe às lideranças de todos os setores na organização. Gerir equipes multidisciplinares, formadas por profissionais com diferentes perfis e experiências, de modo a promover o desenvolvimento coletivo, valorizar esforços individuais, fornecer feedbacks e extrair o potencial máximo de cada um é um desafio complexo, mas fundamental para atingir objetivos e metas


Como a ISO 9001 afeta a Gestão de Pessoas?
 

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por líderes em todos os setores de atuação é justamente a de sistematizar o processo de gestão de pessoas. Como garantir que atividades tão importantes sejam realizadas com a frequência necessária, da forma correta, monitoradas pelos indicadores mais adequados e aperfeiçoadas continuamente? A implementação da ISO 9001 responde tais questões e fornece soluções para este desafio. 


São muitos os requisitos da Norma diretamente relacionados a questões práticas da gestão de pessoas: 

Requisito 7.1.2 – Pessoas: a organização é a responsável por organizar e definir todas as pessoas necessárias no processo de implementação assertiva do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como para a operação adequada dos produtos e serviços ofertados; 

Requisito 7.1.6 – Conhecimento Organizacional: a ISO 9001 reforça que a empresa deve estruturar o conhecimento organizacional interno para garantir a correta operação dos processos e atingir a conformidade dos processos; 

Requisito 7.2 – Competência: também é dever da organização determinar a competência de seus profissionais, cujas atividades cotidianas possam afetar o desempenho e a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implantado; 

Requisito 7.3 – Conscientização: por fim, a organização deve assegurar a conscientização dos colaboradores acerca da política e dos objetivos da qualidade, da contribuição individual para o funcionamento efetivo do SG; dos riscos e implicações inerentes à existência de não-conformidades, entre outros pontos importantes. 

Portanto, as vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade estabelecido para a questão do gerenciamento de pessoas são muitas, destacando-se a criação de boas práticas internas, maior retenção de talentos e diminuição de rotatividade nos cargos, aprimoramento constante da relação entre empresa e colaborador, melhoria do clima organizacional e aumento da satisfação profissional, entres outros pontos. A ISO 9001 pode colaborar para a qualificação e engajamento dos colaboradores, o que reflete em equipes mais motivadas e produtivas. 

 

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