AGQ Brasil | A importância das auditorias internas na gestão da qualidade
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
3559
post-template-default,single,single-post,postid-3559,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

A importância das auditorias internas na gestão da qualidade

A importância das auditorias internas na gestão da qualidade

Garantir a implementação e a manutenção de Sistemas de Gestão em sua empresa depende de diversos fatores. Um deles é a realização de auditorias internas.

 

O processo para implantar, gerir e aprimorar Sistemas de Gestão da Qualidade em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, é composto por uma série de elementos cruciais. Para garantir resultados bem sucedidos, um dos fatores que merecem destaque é a realização de auditorias internas.

 

No artigo de hoje, vamos explicar de forma breve e didática como essas auditorias funcionam, como devem ser executadas nas organizações que buscam alguma certificação em Sistemas de Gestão, seja qual for o selo em questão, e porque elas exercem uma função tão importante enquanto ferramenta estratégica de avaliação.

 

Antes de prosseguirmos, um convite: conheça nossos clientes e entenda porque a AGQ Brasil é referência nacional na prestação de serviços de auditoria e consultoria. São mais de 700 empresas atendidas e será um prazer ter você e sua organização como parceiros.

 

O que são auditorias internas?

 

Auditorias internas são ferramentas para avaliações periódicas. Elas propiciam uma visão realista sobre como encontram-se os Sistemas de Gestão de Qualidade na organização. Em outras palavras, são ações realizadas em ciclos para verificar e evidenciar o status de conformidade entre os processos do sistema de gestão e os requisitos definidos.

 

Ao realizar uma auditoria interna, o principal objetivo é obter informações reais e relevantes, fatos e dados que não podem passar despercebidos por uma empresa que se propõe a alcançar e manter alto nível de performance na entrega de seus produtos e serviços.

 

Por que auditorias internas são tão importantes?

 

A execução da auditoria, por si só, não afeta o nível de conformidade do SGQ, mas atua como parâmetro para avaliação e, mais importante, para ação posterior. Dessa forma, assumindo o papel de fornecedora de informações necessárias à organização, as auditorias internas são cruciais para garantir que os processos se mantenham eficazes.

 

Além disso, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de falhar durante uma auditoria externa e, portanto, as internas são uma prévia, uma preparação realista e extremamente útil. Considerando os prejuízos financeiros, de tempo e de moral causados por uma eventual reprovação no ato de uma auditoria externa, fica fácil entender por que é tão importante agir com assertividade e antecipação. Buscar a melhoria contínua traz benefícios imprescindíveis a curto, médio e longo prazo.

 

Como uma boa auditoria interna deve ser realizada?

 

Em síntese, as etapas básicas da auditoria interna são:

 

  • Definição de uma ou mais autoridades para a coordenação do processo;
  • Designação e preparação da equipe de auditores (que podem ser colaboradores próprios ou consultores terceirizados);
  • Planejamento da auditoria, por meio do estabelecimento de cronogramas, formalização de critérios etc.;
  • Execução da auditoria interna conforme etapas anteriores;
  • Análise de dados e transformação das pontuações centrais em um relatório com os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.

 

Uma palavra-chave que deve perpassar todas as etapas de uma auditoria interna é imparcialidade. Os resultados identificados e compilados no relatório final só farão sentido e serão úteis à organização caso sejam um retrato fiel da realidade. Não há espaço, portanto, para atitudes parciais por parte dos auditores em qualquer etapa do processo.

 

Este é um dos motivos pelos quais contratar uma consultoria terceirizada contribui para a segurança e qualidade das ações propostas. Considere a auditoria interna realizada pela AGQ Brasil como uma excelente ferramenta de avaliação dos processos da organização e, consequentemente, de apoio à gestão empresarial todas as vezes em que necessitar de auditores experientes e com total neutralidade nos processos a serem auditados.

 

Garantimos a imparcialidade durante as auditorias e a conformidade com a ISO 19011 – Diretrizes para Auditoria Interna de Sistemas de Gestão. Solicite uma proposta para saber em detalhes como nossa equipe pode ajudar a sua empresa. Aguardamos seu contato!

 

#SistemadeGestãodaqualidade #Gestão #auditorias #auditoriasinternas